segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

VIdeo ON-Demand

Ao aceder ao canal da Cigano-TV ( clicando na televisão na coluna ao lado) é possível assistir à programação corrente. No entanto outras funcionalidade existem, como o caso dos vídeos on-demand, esta opção permite assistir a programas pré-gravados sem ter de esperar pela hora em que dêem, até porque o fuso horário é muito caprichoso nesse aspecto.
Assim podem já assistir a radio e a musica e letras. Para isso basta escolher a opçao de video on-demand e depois o programa que quer ver.

Esta funcionalidade serve para facilitar o acesso a programas.

Espero que apreciem. ;)

sábado, 16 de janeiro de 2010

Nova Coluna no Blog

De modo a facilitar a organização do blog, resolvi inserir uma nova coluna no template, desta forma pude adicionar um RSS noticias em que se fala de ciganos. Por esta razão, o blog passou a ter três colunas, duas laterais menores com conteúdo adicional e ligações internas ou externas, e a coluna central onde se encontram os post que farei no blog. A intenção é que não haja necessidade de fazer um longo scrolldown toda a vez que se pretende aceder a algum conteúdo na parte mais inferior do blog.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Banco de musicas

Seguidamente apresento alguns singles para desfrutarem da musica cigana portuguesa. Tambem podem procurar mais musica no player on-line embutido no blog.


Filipe - O que me fez chorar

Adolfo e Primos - Sempre Pensei

Jójo e Lucas - Pandiga

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Historia do Povo Cigano: Origem Egipcia


Continuando o artigo de Origem Somália


Quando os ciganos chegaram ao Egipto começava por essa altura o Império Antigo e os Rom mantinham a sua liberdade a toda a costa. Não se submetiam às duras leis impostas pelos faraós e preferiam viver livres pelas amplas planícies viajando de um lugar a outro sempre ocupados com os seus rebanhos; contudo também se dedicavam ao comércio de telas e cerâmica, realizando transacções por meio do comércio do cavalo.
Tinham assim grande habilidade para tratar de assuntos de compra e venda, especialmente ao referente a cavalaria e outros tipos de gado.
A sua destreza e habilidade nos negócios se fizeram-se proverbiais e graças a ela puderam subsistir com independência.

O povo "rum", continuou os seus costumes ancestrais do tipo de ritual mágico, mas no solo egípcio desenvolveu muito a capacidade de executar a adivinhação que era acompanhado de perto pelo povo do Egipto. Ali os ciganos (então chamados de rum ou ROM) tornaram-se famosos adivinhos exercendo perante as cortes e os palácios imperiais chegando alguns deles a ocupar altos cargos na realeza egípcia (daí a lenda recitar alguns ciganos hoje que sangue dos reis na palma das suas mãos).

Porem por volta de 2500 a.C. acometeu-se  a febre da construção das pirâmides (exactamente desde o Faraó Djoser até Micerinos, passando por Snefru, Kéops e Kefrén) e chegou o momento em que , para poder construir aquelas colossais pirâmides, necessitavam de milhares de escravos e os ciganos começaram a ser perseguidos por um esforço de os escravizarem. Tiveram então de estar muito atentos para poder manter a sua liberdade. Foi em 1446 a.C. quando os Egípcios deixaram escapar os Israelitas do país (êxodo da bíblia) que os chefes dos ciganos decidiram segui-los.
Fortaleceram assim uma convivência com o Povo Judeu durante o êxodo. Foiu desta convivência que resultaram os traços tão antigos e comuns aos dois povos, o que leva a crer que o povo ciganos se diferenciou do povo Hebreu.
 
Traduzido de vorem.com .