quinta-feira, 8 de abril de 2010

Dia internacional da Etnia Cigana

Amanhã, dia 9 de Abril, celebra-se o Dia Internacional do Cigano, para tal deixo aqui alguns links referentes ao tema:
  1. Reportagem na Antena 1 (podcast)
  2. Reportagem SIC (video)
  3. Ciganos: mediadores municipais com «saldo positivo»

  4. Fórum Ibérico sobre a etnia cigana ( Fundaçao Gulbenkian, dia 8 e 9)

  5. Reportagem na RTP1 (video)

  6. Os ciganos em Espanha

A etnia cigana tem tambem outros dias Nacionais em Portugal e no Brasil

O Dia Nacional do Cigano é comemorado oficialmente no Brasil no dia 24 de maio. Foi comemorado pela primeira vez em 24/05/07, com uma programação especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Como parte da programação, foi lançado o carimbo e o selo cigano, pelas Empresas Brasileiras de Correios e Telégrafos (ECT), em homenagem ao fato histórico da participação do povo cigano na facilitação das comunicações. Também foi feito o anúncio da Cartilha de Direitos da Etnia Cigana, por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. O povo cigano inclui os Roms, Sintos e Calons, todos originados de um povo nômade oriundo do norte da Índia.
O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 25 de maio de 2006 por meio de decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.
Em Portugal, o Dia Nacional do Cigano é comemorado em 24 de junho, festa de S. João Baptista, dia tradicionalmente festejado pelos ciganos desse país.

Em 8 de abril é comemorado o Dia Internacional dos Ciganos (International Roma Day), que são a maior minoria étnica na Europa, perfazendo 8 milhões de pessoas. O Dia Internacional dos Ciganos foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1971, por meio de ampla campanha liderada pelo ator americano cigano Yull Briner

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Romanipen: Ciganos no Mundo

Outro dia vi num canal de TV um documentário que percorria os vários grupos de ciganos do mundo, seu estilo de vida e um pouco da sua "historia moderna". Mostrava-se também a integração dos ciganos na comunidade, mas também as dificuldades em conseguir isso noutros locais. Um documentário bem feito que foca vários aspectos dos ciganos no mundo. Recomendo a quem quiser que o veja se puder. O nome é Romanipen: Ciganos no mundo.

Para quem não sabe Romanipen é o que nos define como ciganos. É por assim dizer o espírito cigano, o estilo de vida, a cultura enfim, o que faz dos ciganos ciganos. Quem não for cigano, não possui Romanipen e tal costuma ser notado. Por outro lado, se se adoptar um não-cigano logo em criança e este for "educado" segundo a tradição cigana poderá "possuir" romanipen por "afinidade".  Isto é, embora não tenha nascido de ciganos é considerado como tal. Contudo não é a mesma coisa se se tratar de alguém que conheceu uma vida diferente antes, não se converte ao "Ciganismo (gipsyhood)"  nem se assina um papel que nos apresenta como cigano, é algo que está em nós. Viver como um cigano não é a mesma coisa que ser-se cigano, embora possa partilhar algum Romanipen com os ciganos isso não faz da pessoa alguém desta etnia. Um tema algo complicado de explicar, mas por agora pode-se ficar por aqui.

Trata-se de um documentário apresentado pelo canal odisseia, aceda à ficha do programa aqui. A programação pode ser consultada aqui . Podem ver um trecho do documentário aqui.

Aos que assistirem não deixem de dar a vossa opinião, podem comentar neste post ou enviar um mail para ciganotv@gmail.com . Se tiverem alguma recomendação do tipo não deixem de a fazer neste espaço. ;-)