quinta-feira, 24 de março de 2011

Apresentação do Livro "A Historia do ciganinho Chico" em Setubal

Em 18 de Março do corrente ano, foi apresentado no Centro Multicultural da Manteigada o Livro "A Historia do ciganinho Chico" de Bruno Gonçalves. Nesta apresentação o Autor transmitiu a mensagem que "não se deixa de ser cigano só porque sabe ler e escrever", num apelo à consciencialização de muitos pais ciganos que temem permitir qualquer percurso escolar a seus filhos, uma atitude que tem de mudar , para que o cigano possa por fim dizer adeus a este atraso de que padece e que vem adicionar dificuldades de integração.

Este livro, "A História do Ciganinho Chico", tem sido lançado já em varios pontos do País, tendo inclusive chegado alem fronteiras e esgotado na FNAC!

Em baixo deixo-vos um video da Apresentação no Centro Multicultural da Manteigada, em Setubal, onde podem ouvir a mensagem de Bruno Gonçalves (o autor) e de Mirna Montenegro, uma activista pelos direitos das crianças (e não só) ciganas, coordenadora do projecto Nomada e a quem quero aproveitar desde já para lhe congratular pelo seus empenho e dedicação, pois por meio do seu trabalho tem-se conseguido alcançar varios sucessos e inspirados outros a seguirem-lhe os passos, contribuindo significativa e muito positivamente para a causa cigana. 


sábado, 19 de março de 2011

Sondagem: Revelação do Ano

Mais uma vez, a cigano-tv "patrocina" mais uma sondagem com a intenção de popularizar a cultura cigana na web. Desta vez a sondagem terá o tema Revelação do Ano e estão nomeados tres revelações que surgiram na web e com a sua arte conquistaram os seus fãs. A cigano-tv espera com isto dar a conhecer novos talentos artisticos e que estes tenham mais um "empurraozinho" para sairem do "quase-anonimato" e possam propagar a sua arte entre todos.

A votação é feita no blogue e é inteiramente grátis! Aqui terão a oportunidade de ver as nomeações e de conhecerem os canais de cada nomeado (basta clicar no nome do mesmo, em baixo), de maneira a avaliarem ou recordarem o seu trabalho. Deixo-vos então com o video das Nomeações.



Os nomeados são:

Um apaixonado pela musica. Até hoje as suas musicas tem conquistado cada vez mais fãs, e inclusive encontra-se com nova maketa 2011! Um exemplo de um autor multivariado: compõe, toca, canta, realiza e  edita os próprios videos!

Esta dupla de jovens talentosos não passaram despercebidos com as suas produções. O seu tema, original, "Loucamente" captou a atenção dos amantes da musica cigana que logo a adoptaram como uma balada de sucesso!

O ultimo nomeado é um artista da Rumba Portuguesa, compositor e "tocador" dos ritmos instrumentais ciganos no teclado, tem contagiado fas por todo o lado com os seus ritmos de alegria cheios de arte.


SONDAGEM TERMINADA RESULTADOS AQUI.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mulher, Europeia e Rom!

Este video foi criado originalmente para ser mostrado no dia da mulher. Nele mostra-se que as mulheres também podem ser ciganas, e que as ciganas (ou mulheres Rom) tambem podem ser mulheres. Neste video coligem-se alguns relatos (resumidos) de mulheres, europeias e rom com estudos. 


Não precisaram de ficar refens da mentalidade retrogadra e isso so lhes fez bem. Não postei este video no dia da Mulher e peço desculpa por ter saltado essa data. Contudo como não devemos alimentar a ideia de que cada genero humano só deve ter um dia, resolvi colocar este video "fora de data", justamente quando se aproxima o dia do Pai (mais proximo do dia do "homem") em contraste com o dia em que o video foi colocado originalmente na  net.

Sou homem (rapaz, va la), mas sei admirar o esforço e sacrificios das mulheres, principalmente as de etnia Rom (ou cigana) que tem de suportar muita vez o que há muito deixou de ser "forçado" pela sociedade dominante, ou como se costuma dizer entre os ciganos, "o que já não se usa". Um video que achei por bem partilhar.


sábado, 12 de março de 2011

Clandestinidade Etnica

NA página Portugueses Ciganos e Seus Amigos, um dos membros, um professor com um currículo considerável e autor de varias publicações, José Gabriel Pereira Bastos, criou um conceito que julgo ser de máxima importância, não só pelo conceito em si, mas pela realidade que codifica e que acarreta alguns pontos interessantes. O Conceito é "Clandestinidade Étnica", e prende-se com a necessidade de um individuo pertencente a uma etnia minoritária, neste caso cigana, ter de ocultar a sua identidade por forma a se "integrar" na sociedade. Por outras palavras, é o esconder-se o que se é em nome do ser-se "aceite" e ,como tal, tratado como igual.

Tal "estratégia" de auto-repressão indentidária surgiu como forma de se poder ter o que de direito todos temos: respeito pelo próximo. Para poder trabalhar sem preconceitos, muitos individuos tiveram de "esquecer-se" de mencionar que eram ciganos e , uma vez descobertos, foram imediatamente despedidos do seu emprego! Amigos deixaram de sê-lo, esquecendo tudo o que já haviam experienciado e vivido...

O que dizer destes casos?

Que realmente é uma VERGONHA o estado a que isto chegou. O preconceito e a discriminação estão tão enraizados e desenvolvidos no seio da sociedade que não há maneira mais flagrante de provar que NINGUÉM contrata/emprega ciganos! E o que é feito dos direitos e dos defensores dos direitos dos cidadãos ciganos? Nem são levados em consideração!

Mas esta situação é de facto alarmante. Em tempos idos, como forma de repressão indentidária do povo cigano, D. João V mandou censurar o Kalon, idioma típico dos ciganos Ibéricos (o que teve como consequencia a perda dessa língua nos meandros do tempo, e de que hoje se passa cada vez menos às gerações seguintes) e proibir casamentos entre ciganos, separou familias e atirou os ciganos para as galés e para a colonização.

Mas se isso foi terrível na altura, tendo tido consequencia funestas que se repercurtiram ao longo do tempo, com o inicio de uma campanha anti-cigana, esta outra repressão mais "moderna", a da Clandestinidade Étnica traz preocupações adicionais. A auto-repressão indentidária acaba por auxiliar a discriminação, na medida em que esta é auto-infligida e, ao invés de encontrarmos e formarem-se os "paladinos" ciganos, para mostrar que os ciganos não são como lhes pintam na maioria das vezes; suprimem-se estas oportunidades. Dá-se força aos discriminadores e desaparecem com o "registro" de outros ciganos, o que provaria que cigano não é todo igual, e que, tendo as mesmas oportunidades é capaz de ser um cidadão integrante da sociedade.

domingo, 6 de março de 2011

Romantica 2011

"Romantica 2011" é uma compilação de musicas romanticas (baladas) que sairam este ano (2011). Nesta compilação são apresentados oito temas e já se encontra para download AQUI.

Podem ouvir o tema de abertura desta compilação, em baixo. Com isto quero apresentar mais um pouco da musica cigana portuguesa, que é versatil e tem qualidade. Aos amantes deste estilo é mais uma razão para continuarem a consumir desta arte, aos que ainda não conhecem, aqui está uma oportunidade de conhecerem e "deixarem-se contagiar".

quinta-feira, 3 de março de 2011

Kartel#31

Há cerca de um ano que existe um canal no Youtube onde se apresentam trabalhos musicais por parte de um grupo - Kartel#31, este grupo funde a musica cigana portuguesa a um novo estilo, o hip-hpop/Rap. Um projecto que promete, pela forma como consegue a fusao de dois estilos tão diferentes. Aqui vos deixo o link para o canal deles e claro para um video em que se apresentam.


E aqui podem ouvir outro tema deles: