sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ciganos no Mundo - A Nova Geração

A etnia cigana é uma realidade no mundo. Existe desde tempos idos e está presente nos dias e nações de hoje. O povo cigano que atravessou milénios de historia, de pressões, de perseguições, de cultura, encontra hoje em dia uma ameaça aos seus valores originais que o caracterizam e que lhe granjearam a sobrevivência através dos tempos. Na verdade talvez a maior ameaça de sempre. Isto porque a pressão para a integração dos individuos ciganos tem sido usada como mote para uma reeducação forçada dos mesmos. Vem exercer pressões para mudar hábitos, valores, tradiçoes em nome da "integração". 

Onde eu vejo a integração? 

Há e é possivel, mas, o que acontece na maioria dos casos? Lavagem cultural!! Isso mesmo. A entrada na escola dos jovens ciganos tem comprovado o receio que durante séculos levou a que os pais ciganos tomassem medidas protecionistas extremas a ponto de impedir os filhos de estudarem, porque a escola serve para que os indivíduos levem outro tipo de vida. Não quero com isto criticar a educação académica entre individuos de etnia cigana. Até porque estaria sendo hipocrita uma vez que, sendo cigano, não recusei tal oportunidade! Na verdade exorto todos a terem uma educação escolar, não importa a origem, etnia, ou idade!

É costume ouvir da boca de ciganos a expressão: "Já não há ciganos" ou "o cigano acabou". Primeiro acabaram com as feiras, depois instituíram-se medidas para que os indivíduos de etnia cigana fossem para a escola e estudassem. Isto não veio exterminar os ciganos, qual campo de concentração, mas veio a mudar a realidade dos ciganos, criando uma nova geração de ciganos no mundo. Ciganos que estudam e trabalham noutras áreas de actividade. Para não falar da conversão à Igreja de Filadélfia!

A Nova geração de ciganos está muito mudada da anterior e segue afastando-se da geração tradicional. Elas estudam além da 4ª classe; eles concluem o secundário e até prosseguem (acompanhado de um numero bem tímido de raparigas ciganas), e adoptam um novo dia a dia. Tal como a internet e as redes sociais vieram alterar a realidade da sociedade em geral, também a realidade dos ciganos alteraram-se com estes desenvolvimentos. O cigano tradicional vai desaparecendo ou convertendo-se aos novos tempos. Casamentos mistos são cada vez mais comuns e isto vem contribuir ainda mais para uma nova geração. 

Mas esta exposição a novos estilos de vida veio trazer quer efeitos positivos, como educação, melhor preparação para a realidade actual, mas também efeitos nefastos. Pois tal como os demais jovens, surgiu um escape por onde os jovens se libertam da observação dos pais e ficam por conta própria. Escondem-se atrás de avatares e nicks nas redes sociais (msn, hi5, facebook) e experimentam uma nova liberdade, sem querer saber dos antigos valores. Na verdade foi a minha desilusão para com a "comunidade cigana virtual" que me levou a escrever este tópico, como forma de alerta e de desabafo. E o pior é que os pais andam completamente alheios a tudo isto! Culpa de um analfabetismo informático da parte deles e confiança nos filhos. É que para a maioria dos pais os filhos usam o computador para estudar ou trabalhar... 

E o que acontece entre a comunidade virtual? Bom, estes jovens expõem-se em, fotos sem a menor consciência da segurança. E ainda se sujeitam a comentários pouco felizes. Conseqüências? Apressam-se a casar porque acham que encontraram o amor, e separam-se passado um tempo incrivelmente curto! Chegam a casar duas ou três vezes! Onde o antigo compromisso de casar para sempre era respeitado e onde nem o próprio casamento era levado tão levianamente... Criticam muitas vezes que antigamente casavam-se os filhos muito cedo, mas isso é coisa do passado! E acontecia quer com ciganos quer com não ciganos. Mas  hoje são os próprios filhos que pressionam para casar! Realmente a realidade está muito mudada. 

O mal desta aderência às redes sociais é que o cigano ainda liga aos valores do passado, e quando uma menina é conhecida na internet e expõe-se sem recato nenhum na net, sujeitando-se ainda mais a comentários pouco felizes que não se dão trabalho de moderar, tal a vaidade, tornam-se mulheres de pouca reputação entre os rapazes que as vêem com maus olhos (e vice versa). Mas não só . Devido a esta experiência muitos casais acabam por atiçar um ciúme excessivo e o que é a pior... a guerra das famas... Sim, também as há. Com isto provocam-se casais, descobre-se o que é o que não é somente com o intuito de terminar com qualquer perspectiva de vida feliz de qualquer casal.ou puro acto de retribuição. E isto é o que me desilude. Na verdade algures na net, há locais onde a comunidade cigana virtual se reúne para falar da vida dos outros saciando a curiosidade de muitos o que populariza estes sites ainda mais. Além de que, visitam-se as contas uns dos outros só para provocar rixas, iniciando uma cadeia de mensagem pessoais que vão para além de opiniões pessoais, uma autentica guerra de Famas!!

E é esta a Nova Geração. Na verdade não sou tão ingénuo a ponto de pensar que isto é exclusividade da comunidade cigana! Sei que não é, e que a sociedade é pioneira neste tipo de baixo nível, mas resolvi escrever este artigo para verem o impacto desta suposta sociedade evoluída e tão "melhor "que a sociedade tradicional cigana assente nos valores do Cigano. E agora pergunto: esta intervenção em nome da integração terá um saldo positivo? Porque moldar a realidade cigana à imagem da sociedade actual não me deixa lá muito seguro de que venha melhorar muito.

Há uma passagemn na biblia que diz: 


"Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão. "(Mat 7:3-5)

A sociedade quer mudar a comunidade cigana, mas, à semelhança deste texto não será caso para dizer: cuida sociedade de ti primeiro, antes de vires tentar moldar outras à tua imagem?

Em conclusão: Não critico as tentativas de integração da comunidade cigana na sociedade, nem tão pouco escrevo contra elas. Sou 100% a favor. Apenas resolvi escrever este texto como forma de contra-pesar as medidas, e fazer ver outro tipo de consequencias mais negativas, não recusando qualquer impacto positivo destas medidas. 

Abraço fiquem bem ;-)

4 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Meu caro, seu desabafo é verdadeiro e tem toda a razão. Formou-se de uns anos para cá um divisor de águas muito conflituoso. Enfim, toda tentativa tem seus riscos e todo o povo seus problemas. Muitos são os sites complicados de informações cheias de esteriótipos e preconceitos velados.
Os que entenderem e cursarem a estrada da tentativa sádia em prol da educação e de valores reais, esperamos ajudar de alguma forma. As marcas de tanta desigualdade não se apagam de um dia para o outro e o tema liberdade na internet preocupa a todos, sem raça, nem cor e nem etnia.
Blogs como o seu e alguns poucos conseguem passar uma realidade sem preconceito, clara e de olho nas mudanças.

Que haja paz ... com carinho e profundo respeito pelo seu trabalho,

Cozinha dos Vurdóns

Gitelles disse...

Cara amiga,

muito obrigado pelo seu comentário. Sim, de facto, procuro falar da realidade tal como ela se apresenta, não só velando as partes más e somente falando das partes boas, não pretendo nem santificar, nem diabolizar qualquer etnia, sociedade ou grupo de valores. Neste artigo foi mais uma necessidade de grito de revolta talvez , para ver se alguem olha para os efeitos secundarios. Porque não se pode negar que tem havido evolução positiva mesmo dentro da comunidade cigana (pelo menos falo pela portuguesa e pela espanhola) mas tambem não nos podemos deixar de falar das preocupações que já existiam fora desta comunidade e que foram como que integradas.

Abraço e muita paz

cigano-tv

Damegon disse...

Acho que as suas reflexões são muito necessárias, não só pelo que diz respeito a etnia cigana, porque são questões que trascendem a variável étnica, pois dizem respeito a toda a sociedade no seu conjunto. Você coloca o dedo na ferida quando fala da falta de formação. Nos dias de hoje, falta de formação equivale a horizontes mais limitados a cada dia que passa, o que conduz à alienação e a adopção de comportamentos e actitudes que demonstram frustração. A educação é chave para uma cidadania plena. Nestes dias vemos pela TV o que acontece quando temos uma juventude frustrada mas educada, o exemplo de nossos vizinhos tunisinos e egipcios. Sabemos que tradicionalmente os ciganos têm sido utilizados como bodes expiatórios da sociedade dominante, mas agora os ciganos podem dar a volta por cima e aproveitar o que têm para dar enquanto ciganos, que é muito e bom. Mas precisam talvez de alguma ajuda, a treta da igualdade de oportunidades é um conto para que nada mude, é preciso que todos partamos do mesmo ponto de partida, ciganos, payos, brasileiros e às bolinhas.

Gitelles disse...

Caro Damegon,

obrigado por comentar.
De facto o que diz é apoiado pelos defensores da "discriminação positiva" dos ciganos(ou menos favorecidos historicamente). Uma vez que devido a discriminação eles foram atrasados, para ganhar terreno seria necessário uma ajuda especial para que "corram" mais depressa e apanhem os que já vão adiante. Embora eu pessoalmente defenda a discriminação positiva, conquanto seja temporária e na forma de estimulo, há alguns perigos. Pois qualquer forma de descriminação pode cair para o lado negativo se não dermos conta.

Isso tem levado a alguns debates em que aqueles que veem alguem a tentar ajudar as minorias etnicas (nao so a cigana) reclamam de que não recebem a mesma "atenção", e passam a invocar eles o mote da descriminação. Sinceramente não sei como dar a volta a isto, pois não dá para agradar a gregos e troianos, a menos que ambos se unam e se tornem um so POVO. Pois enquanto continuar a haver um olhar discriminatorio ao inves de igualitário sempre se encontrará esta especie de "guerra" de irmaos por ciume.

Daí que é urgente dar a conhecer que o povo cigano não difere muito dos demais povos, e que é constituido por individuos da mesma natureza humana.

Obrigado por passar e deixar o seu comentário.

abraço

cigano-tv