quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Origem Somália


Grandes na sua dignidade e pequenos na sua grandeza, sempre indómitos e impossíveis de serem submetidos por gente estranha, os Rom tinham, sem proibição, uma forte organização social interna, de carácter patriacal, baseado na fidelidade ao chefe e ao esposo, assim como em respeitar profundamente a palavra dada. Todos os seus negócios se baseavam na palavra que cumpriam com total honradez.

Os rum eram como nómadas , viviam livremente e iam de lugar a lugar. E quando chegavam as épocas climatologicamente duras, refugiavam-se em cavernas, junto com os seus gados e se dedicavam às artes manuais de cestaria e alfaeteria. Nos seus momentos de ócio representavam as suas cenas cotidianas nas paredes das ditas “grutas”. Eram artistas ruprestes.

O território dos rum ( onde tb viviam outros grupos pastores de diferentes etnias) era conhecido pelos egípcios como o misterioso pais de Punto ( voz que no antigo Egipto designava o território dos homens livres do norte e das montanhas). Nas suas misteriosas tradições existiam as supersticoes, a cartomancia, as advinhanças, os segredos esotéricos da magia, os oráculos, a quiromancia… ciências ocultas que , desde o mais profundo das suas origens acompanhavam a vida dos rum.

Pouco mais tarde (no milénio compreendido entre 3000 e 2000 ac) os povos nómadas Somaios apareciam como desapareciam, pouco a pouco, contudo inexoravelmente, os frondosos pastos de que se alimentavam os seus gados iam se esgotando e chegou o momento en que tiveram que levar a cabo o seu próprio êxodo. Havia que buscar novas terras. Muitos desses grupos de pastores foram ate ao sul da Somália, no entanto os rum tomaram a via do norte e depois de andarem por Djibunti e Etiopia chegaram ate as cercanias do Nilo. Haviam entrado no pais dos egípcios. Não se atravessavam as margens do rio a não ser através das zonas onde se encontravam as planícies propicias para o pasto dos seus gados. E chegaram até Ansuao e Luxor. Este povo denominado “rum” é o povo romani que hoje se conhece como povo cigano. E se foram estendendo pelo Egipto até chegar perto do Cairo. Este é o parecer, na origem remotíssima dos ciganos, contudo há quem não a queira aceitar. A verdadeira história é que os ciganos chegaram ao Egipto procedentes da Somália no ano de 2000 Ac.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá... Vi que fez uma tv cigana o qual é uma boa iniciativa, vi também ai a dizer que necessita de colaboradores?!
Eu ofereço-me para ajudar se quiser, já viu alguns dos meus videos no youtube o meu nick no youtube é c0raxa0 e já falamos acerca dos videos... O que me ajudo a fazer é fazer os videos com a letra da música como esta la no youtube para você passar no cigano tv. Aguardo resposta :)