sábado, 21 de novembro de 2009

Origem cigana: rota primitiva

Posto isto (clique aqui para ver artigo anterior), gostava de prosseguir com uma outra explicação, esta retirada de um site em castelhano, cujo link deixarei para que possam ver, e que usei para iniciar a minha pesquisa. veja aqui.


Este relato foi baseado no que o autor do site ouviu acerca da origem dos ciganos, tendo ouvido várias versões, cada uma correspondendo a um local e tempo distinto, resolveu fazer uma compilação e contar essas origens por ordem cronológica.


De forma resumida este autor( do site) chegou à seguinte conclusão: de que os ciganos seguiram uma rota dada por Somália-Egipto-Israel-India-Resto do mundo.


O meu objectivo é narrar essa peregrinação por ordem cronológica e atravessar todas as narrações até ter compilado a viagem desde o inicio aos dias de hoje, incluindo a diferenciação de grupos ( Calon, Sinti, Kalderash...). ;-)


Em baixo deixo o trecho que o autor deixou como explicação ( em castelhano):


«Sobre los orígenes del pueblo gitano hay muchas teorías y todas ellas probables, pero todavía no se sabe cual es la definitiva. A mí me han llegado a contar cuatro orígenes distintos. Haciendo una cadena con esos cuatro orígenes he hallado una explicación histórica que sigue la siguiente ruta: Somalia-Egipto-Israel-India y de allí, de la India, llegó la diáspora y el éxodo por todas partes del mundo iniciándose en Europa y llegando, actualmente, a toda América y Australia. Este es el siguiente recorrido que he podido investigar a partir de los orígenes de este misterioso pueblo.»

Sem comentários: