quinta-feira, 15 de julho de 2010

Ciganos : Em Portugal, Perseguidos; em Espanha Campeões!

Pois é. O Mundial de football terminou com a vitoria da Espanha Campeã. O que se calhar não sabem é que no plantel está nem mais nem menos do que Sergio Ramos, um individuo de etnia cigana OLE!

Pois é, e depois dizem que o problema da não integração dos ciganos na sociedade se deve à culpa única e exclusiva deles, quando há tantas historias de sucesso por esse mundo fora, sendo os caos mais problemáticos e difíceis na Roménia e , claro, em Portugal.  Isto vem mostrar que onde há verdadeiro interesse em integrar os indivíduos de etnia cigana estes são integrados, mas quando tal vontade é inexistente, é muito difícil., Portugal como País de Terceiro mundo em largos aspectos, não perde a oportunidade para liderar a listas dos Países com a mais baixa taxa de integração de indivíduos de etnia cigana na Europa!
Talvez isto sirva de lição para mostrar que muito há a fazer para uma integração mais bem sucedida, e tal esforço deve ser alcançado não só por parte dos ciganos ( que até conseguem viver bem na sua comunidade fechada por externos à etnia) como por parte dos senhores portugueses ( não ciganos) que gostam de dar bocas para falar da falta de integração dos indivíduos de etnia cigana, quando a mesma deve passar por parte da sociedade portuguesa.
É que é fácil falar quando se é filho de pais portugueses não ciganos, já integrados na sociedade, afinal eles já nasceram integrados, nunca foram excluídos na vida de nada. Mas se tivessem de enfrentar séculos de perseguição e discriminação, já não falavam como tantas vezes se lê e ouve comentar. Para terem um exemplo do que falo queiram ler o artigo Comunidade cigana denuncia discriminação e ameaça fazer uma concentração nacional no publico, e em seguida os comentários dessa gente tão bem informada que comenta o mesmo. Neste artigo vejo comentários que são uma autentica vergonha!!

Sem comentários: