quarta-feira, 26 de agosto de 2009

História e Cultura dos Ciganos Calé

Tenho navegado na net, por sites e ouros blogues que abordam o tema dos ciganos, e tenho encontrado um interesse muito positivo . Mais precisamente em se conhecer  melhor o seu modo de vida, suas tradições e sua história. Tem havido muita especulação, e apesar dos mais recentes desenvolvimentos nesta área ainda não se pode deixar de falar em suposições com as novas teorias.
De facto há muita coisa que se desconhece acerca de nós, também há muita coisa que nós não divulgaremos tão levianamente, mas há garantidamente informações com que podemos contribuir para que mais pessoas conheçam ou pelo menos possam compreender melhor o nosso modo de vida.
Uma das teoria mais populares que procura explicar a nossa história, mais propriamente a nossa origem, aponta-nos como originários da Índia. É facto que viemos de lá, antes de entrarmos na Europa. É facto também que permanecemos muito tempo lá antes de iniciarmos a romaria europeia e asiática. Contudo tenho algum desconforto em afirmar que somos "indianos", isto porque nunca nos identificámos com eles, antes nos sentimos tão completamente individualizados, como com qualquer outro povo ou etnia. Quero dizer, tanto como dizemos que há ciganos e não ciganos "brancos" ( ou caucasianos), negros, chineses (ou asiáticos), também dizemos que há indianos. Como um povo à parte de qualquer outro, até do nosso.
Mas não aprofundarei muito este tema, ou o desenvolverei se não num futuro post, ao fim de alguma pesquisa e trabalho.
Mas deixarei alguns links para locais que abordam este tema.
Um site que achei interessante nalguns pontos é Origem dos ciganos.
Um artigo complementar: ciganos em portugal.
Mais um site sobre o assunto: ciga-nos.pt
Uma extensão olindablog.

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostava que falasses mais sobre os costumes das festas e isso assim.

seabra disse...

Olá sou cigano tambem e queria dar-te os parabens pelo teu blogue.quanto á origem do nosso povo, eu creio e tenho feito algumas pesquisas que me levam a pensar assim, nos fazemos parte da nação judaica somos uma das tribos perdidas pois as nossas tradições e costumes são idênticos aos dos judeus.VIVA OS CIGANOS.

seabra disse...

OLHA ESQUECIME DE TE DESEJAR BOA SORTE NOS TEUS ESTUDOS, POIS É NECESSARIO QUE NA NOSSA ETNIA EXISTA MAIS PESSOAS COM FORMAÇÃO PARA PODERMOS LUTAR PELA NOSSA INCLUSÃO NA SOCIEDADE.SAUDAÇÕES CORDIAIS.

Gitelles disse...

Obrigado amigo Seabra. Tenho explorado a hipotese de sermos "descendentes" do povo hebreu, mas terá de ficar para o futuro qualquer comclusao.

Muito obrigado;)

Samanta Cortes disse...

Eu sou Cigana e tenho estudado muito o tema de pertencemos as tribos de Israel com base tambem de outros ciganos que moram em outras nações, cheguei a conclusão sem dúvida somos Israel mas acredito que somos Efraim porque na bíblia nos diz que seriamos uma multidão de nações e estamos em todas as partes em varias nações mas em todas elas somos ciganos... E somos os unicos de todos que se nomeiam também Israel visto que são dez das tribos, que nossa história conjunta com juda sempre se conecta na inquisição, no holocausto em destaque entre as nações, tudo isso me levra crê que somos Efraim nem um outra tribo leva tanto destaque como as duas casa Juda e Efraim.

Unknown disse...

Os ciganos sao pessoas nojentas em geral. É simplesmente verdade
E nem to a falar no sentido de cheirarem mal ou assim, é mais no sentido de nao aceitarem a opiniao de outras pessoas e de nao terem consciencia para manter o planeta limpo e para ter respeito e dignidade por outras pessoas. E isto sao a minoria porqe a maioria recorre a violencia fisica a qualquer oportunidade e sao protegidos ao ponto de ja me ter crusado com ciganos na cidade a levar calmamente uma revolver na mao...