quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Bandeira do Povo Rom

Em 1971 realizou-se o primeiro de uma serie de  Congressos Mundiais Rom, em Londres. Estes congressos são um forum de discussão de problemas do povo Rom, entre os seus objectivos principais tem estado a padronização do idioma Rom, melhorias nos direitos civis e educação, preservação da cultura Roma, reparações da Segunda Guerra, e recocnhecimento internacional dos Roma como uma minoria de origem india. (algo que não concordo...).

Neste primeiro congresso, adoptou-se uma bandeira como representante do povo Rom de todo o mundo, bem como um hino. [Acerca disto apenas gostaria de dizer que discordo desta adopção, cigano algum serve uma bandeira ou uma pátria em especial e o hino é dizer muito acerca da devoção de alguém.] A bandeira consiste num fundo azul e verde, para representar o céu e a terra, e no centro encontra-se uma chakra vermelha para representar a herança migratória do povo Romani.
O povo Romani da europa Ocidental concordou com a bandeira, mas os Roma da europa de Leste não a reconheceu ( apenas os Rom da Russia e Ucrania). O congresso Romani reunido em 1992 em Riga concordou com uma bandeira diferente ( verde representando a floresta, e o azul representando o céu, com uma cabeça de cavalo no meio, representando a independencia do grupo étnico).

Podem aceder ao hino neste link hino romani.

Sem comentários: