sábado, 4 de setembro de 2010

Franceses protestam contra expulsão de ciganos do país

AE-AP - Agência Estado
Milhares de manifestantes protestaram em Paris e várias outras cidades da França neste sábado contra a expulsão dos ciganos do país, além de outras novas medidas de segurança adotadas pelo governo do presidente Nicolas Sarkozy.
Grupos de direitos humanos e antirracistas, sindicatos trabalhistas e partidos políticos de esquerda participaram dos protestos em Paris. Segundo os organizadores, as manifestações ocorreram em 135 cidades em toda a França, além de protestos em frente a embaixadas francesas em outros países, como Inglaterra, Bélgica e Romênia.
Os manifestantes acusam Sarkozy de preconceito contra minorias e de buscar ganhos políticos com as operações de segurança. Eles também criticam o presidente por violar a tradição do país de acolher pessoas oprimidas, já que a França seria um dos maiores fornecedores de asilo político do mundo.

Os protestos marcam a primeira grande demonstração pública de descontentamento desde que Sarkozy anunciou novas medidas para combater a violência no país no fim de julho. O presidente afirmou que os acampamentos ciganos seriam "sistematicamente desocupados", e seu ministro de Interior e outras autoridades do governo disseram na semana passada que cerca de 1 mil ciganos já receberam pequenas quantias em dinheiro e foram mandados de volta para casa. Sarkozy também disse que cidadãos naturalizados que ameaçarem as vidas de policiais deveriam perder a cidadania francesa.
...

Sem comentários: