sábado, 20 de fevereiro de 2010

Actualizações e Novidades

Aos que visitaram o blogue recentemente puderam dar conta de algumas alterações. Começou com uma coisinha aqui outra ali, e a verdade é que o blogue tem evoluído aos poucos. Como forma de resumir essas novidades no blogue e dar actualizações acerca do mesmo resolvi criar este post. Para começar gostaria de referir o aumento de visitas do blogue, embora não se compare aos grandes trabalhos da blogosfera o numero de visitas do blogue tem aumentado de mês a mês. Tendo em conta o tema e a língua em que é apresentado pode-se dizer que tem sido uma boa evolução. Na verdade desde verificou-se um aumento de cerca 800% relativamente ao inicio de actividade do blogue! E conseguiu cativar já 11 Seguidores! Aos interessados tal boom se deve a vocês!

OK, dito isto vamos passar à parte das novas funcionalidades do blogue.

Para começar, e como foi anunciado na altura, o blogue encontra-se já com três colunas. A coluna extra, encontrada no lado esquerdo da página, permitiu assim colocar mais informações extra ao blogue, nomeadamente noticias e artigos evolvendo indivíduos de etnia cigana ou a cultura cigana.

Também, o canal no Youtube, que se dedicava primariamente a ser um canal recruta para a Cigano-TV, também já conseguiu muitos seguidores. Podem aceder ao canal no Youtube através do link na coluna esquerda do blogue. Lá poderão aceder a mais musica cigana portuguesa bem como a ligações para outros canais que mostram o mesmo.

Passando agora à coluna direita do blogue, tem a referir-se que as listas de musica têm-se vindo a somar e já contam com sete. A referir que as ultimas têm sido "edições especiais" uma vez que são dedicadas a géneros muito particulares da cultura cigana.

A mais recente novidade do blogue tem a ver com as páginas extra. O link de cada uma encontra-se por baixo do cabeçalho e até à data conta com três entradas: Página inicial, Cigano-TV canal e Biblioteca de musica.

Página inicial
Esta é a ligação "original" do blogue, e a acedida por defeito. Se se perderam a navegar no blogue uma forma de retomar à página inicial é clicando nesta ligação. É neste página que os post serão colocados actualizando assim o blogue.

Cigano-TV canal (já emite!)
Já havia o acesso via "televisão" ao canal emissor na coluna direita, mas agora é possível assistir ao canal em maiores dimensões, a mencionar que a funcionalidade fullscreen continua habilitada. Porem com o écran maior é possível aceder a um chat onde podem comentar a emissão ou o que quiserem relacionado com a Cigano-TV.

Biblioteca de musica
Esta é mais uma funcionalidade antiga cujo acesso foi renovado. Agora basta aceder a esta página para aceder a uma serie de ligações pelas quais podem experimentar musica cigana portuguesa(referir que o blogue não serve de host). No futuro serão colocados links para vídeos de pandegas ciganas/paródias.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Historia do Povo Cigano: Origem Israel


Este post é baseado no site VEROM onde poderão ver a versão ESPANA

«Há investigadores que afirmam ter provas de que o povo Cigano esteve muitos séculos em Israel, estabelecidos ali com o estatuto de viajantes livres. Uma delas é o seu estrito monoteísmo ( que indica que nunca foram politeístas nem panteístas) e que é próprio da lei Mosaica; assim com a existência de um mundo espiritual cheio de espíritos puros e impuros e na crença na morte como passagem definitiva para o mundo espiritual (sem reencarnações com os crêem os Hindus)*.

Alegam outros motivos linguísticos e os hábitos sociais patriarcais que demonstram que no I sec. d.C. os ciganos eram profundamente Cristãos ( muito antes de irem para a Índia). Os Rom viveram em Israel , conheceram a vida hebraica e a época de Jesus e então se converteram ao Cristianismo. Em território Israelita podiam circular livremente com "povo de Viajantes" protegidos pelas leis hebraicas contudo algo ( talvez alguma perseguição contra cristãos) fez com que emigrassem para a Índia.

Esta teoria está carente de muitos fundamentos básicos e um deles é que , ao que parece, os ciganos, ou parte do povo cigano, já estava na Índia na época de Alexandre o Magno (329 A.E.C.) e isto só pode indicar, se estiver certo que os ciganos viveram em Israel, que entretanto alguns emigraram para a Índia enquanto outros permaneceram em Israel. Depois da grande maioria do povo "Romani" partiu efectivamente para o país Hindu.»

Lembro que este post não indica a minha opinião particular mas a opinião do autor do site espanhol de onde este trecho foi tirado.

Alguns pontos a ter em consideração:

A origem Hebraica do povo cigano de facto é uma das que mais ouço falar. Abona a seu favor varias semelhanças entre o povo cigano e o povo semítico, tal como foram mencionadas acima, contudo outras semelhanças há que ter em conta. Resumindo:
 - Organização Patriarcal;
 - Estilo de vida nomade ( os israelitas ficaram 40 anos no deserto e como lembrança desse tempo regularmente comemoravam as festividade das tendas para se lembrarem dessa época. Actualmente os ciganos são "mestres" neste estilo de vida e mesmo nas feiras as bancas são montadas debaixo de uma tenda ou barraca;
- A espontaneidade com que fazem uma festa, os israelitas eram um povo alegre e amigos da musica e das festas, afinal Deus é um Deus Alegre, e similarmente os ciganos são conhecidos pelo seu gosto pela musica e pelas cores e espírito festivo;
- Monoteísmo, muito embora os ciganos possam ter adoptado a religião dominante na sua região, mesmo quando o fazem adoram a Deus de uma maneira própria e pessoal, dominada pela adoração de DEUS absoluto e ÚNICO;
- Vocabulário partilhado, em romani muitas palavras são de origem hebraica. ROM, que significa Homem, ter o mesmo significado em Hebraico.

Estes são só alguns pontos que achei por bem comentar. Muitos outros há, que terão de ficar para outra vez. Quem quiser adicionar algum ponto pode comentar ou mandar um mail para ciganotv@gmail.com.

* Esta é uma generalização que pode induzir em erro, por isso convém dizer que embora em termos gerais tal crença existe entre o povo cigano, cada grupo tem a sua própria interpretação, como no caso dos Sintos e dos Kalons (esta discussão terá de ficar para outro post futuro).

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Cultura Cigana: Pandiga

Juntem-se dois ou três. Juntem-lhe uma repercussão, tragam-me essa viola e começa-se uma pandega. A musica cigana portuguesa, à semelhança de outros estilos musicais, tem varios ramos. Uma delas é a pandega, mas também há rumba, tangos e outros. Vou apresentá-los com o tempo, mas por agora fiquem a conhecer esta pandega cigana.