sábado, 13 de fevereiro de 2010

Historia do Povo Cigano: Origem Israel


Este post é baseado no site VEROM onde poderão ver a versão ESPANA

«Há investigadores que afirmam ter provas de que o povo Cigano esteve muitos séculos em Israel, estabelecidos ali com o estatuto de viajantes livres. Uma delas é o seu estrito monoteísmo ( que indica que nunca foram politeístas nem panteístas) e que é próprio da lei Mosaica; assim com a existência de um mundo espiritual cheio de espíritos puros e impuros e na crença na morte como passagem definitiva para o mundo espiritual (sem reencarnações com os crêem os Hindus)*.

Alegam outros motivos linguísticos e os hábitos sociais patriarcais que demonstram que no I sec. d.C. os ciganos eram profundamente Cristãos ( muito antes de irem para a Índia). Os Rom viveram em Israel , conheceram a vida hebraica e a época de Jesus e então se converteram ao Cristianismo. Em território Israelita podiam circular livremente com "povo de Viajantes" protegidos pelas leis hebraicas contudo algo ( talvez alguma perseguição contra cristãos) fez com que emigrassem para a Índia.

Esta teoria está carente de muitos fundamentos básicos e um deles é que , ao que parece, os ciganos, ou parte do povo cigano, já estava na Índia na época de Alexandre o Magno (329 A.E.C.) e isto só pode indicar, se estiver certo que os ciganos viveram em Israel, que entretanto alguns emigraram para a Índia enquanto outros permaneceram em Israel. Depois da grande maioria do povo "Romani" partiu efectivamente para o país Hindu.»

Lembro que este post não indica a minha opinião particular mas a opinião do autor do site espanhol de onde este trecho foi tirado.

Alguns pontos a ter em consideração:

A origem Hebraica do povo cigano de facto é uma das que mais ouço falar. Abona a seu favor varias semelhanças entre o povo cigano e o povo semítico, tal como foram mencionadas acima, contudo outras semelhanças há que ter em conta. Resumindo:
 - Organização Patriarcal;
 - Estilo de vida nomade ( os israelitas ficaram 40 anos no deserto e como lembrança desse tempo regularmente comemoravam as festividade das tendas para se lembrarem dessa época. Actualmente os ciganos são "mestres" neste estilo de vida e mesmo nas feiras as bancas são montadas debaixo de uma tenda ou barraca;
- A espontaneidade com que fazem uma festa, os israelitas eram um povo alegre e amigos da musica e das festas, afinal Deus é um Deus Alegre, e similarmente os ciganos são conhecidos pelo seu gosto pela musica e pelas cores e espírito festivo;
- Monoteísmo, muito embora os ciganos possam ter adoptado a religião dominante na sua região, mesmo quando o fazem adoram a Deus de uma maneira própria e pessoal, dominada pela adoração de DEUS absoluto e ÚNICO;
- Vocabulário partilhado, em romani muitas palavras são de origem hebraica. ROM, que significa Homem, ter o mesmo significado em Hebraico.

Estes são só alguns pontos que achei por bem comentar. Muitos outros há, que terão de ficar para outra vez. Quem quiser adicionar algum ponto pode comentar ou mandar um mail para ciganotv@gmail.com.

* Esta é uma generalização que pode induzir em erro, por isso convém dizer que embora em termos gerais tal crença existe entre o povo cigano, cada grupo tem a sua própria interpretação, como no caso dos Sintos e dos Kalons (esta discussão terá de ficar para outro post futuro).

6 comentários:

Ses disse...

Meu sobrenome é Abraão tenho origens hebraicas sou cigano do povo romani e gostei muito do post , parabéns.

Samanta Cortes disse...

Os ciganos são a tribo de Efraim,

Unknown disse...

Concordo com o comentário de Sam, Os ciganos Rom são a tribo de Efraim.
A Bíblia nos dá algumas características que apontam nesta direção.
Meu sobrenome é Nepomuceno de origem cigano da República Tcheca.

Toniomonteiro disse...

Sou cigano de Portugal e gostei muito mesmo destas informações a respeito das horigens dos ciganos.

Unknown disse...

Eu sou cigano português sempre ouvi dizer que os ciganos eram da tribe de Dã.

Unknown disse...

Sou cigano sei que somos descendentes de Hebreus, somos a tribo a quem Deus não deu possessão de terra mas disse que estaria sempre com Bosco, a tibo a quem Deus não deu possessão de terras e disse que seria nómada fou a tribo de Levi, eles eram cantores e tocavam instrumentos, Deus disse as outras tribos para cuidarem da tribo de Levi e lhe darem a décima de três em três anos.