terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Os Ciganos da Vidigueira

Recentemente tomei conhecimento de uma condição que eu considero deplorável e que ocorre no município da Vidigueira. Este município já por anos tem uma história muito triste na sua relação com os ciganos. Na verdade é tão vergonhoso esta situação que nem sei como descreve-la. Cerca de 12 familias ciganas encontram-se neste momento, e já por vários anos a viver num acampamento que o Sr Presidente do  Município deve achar tratar-se de um Condomínio fechado todo luxuoso!! Porque digo isto?
Bom a história já vem de longe, e é marcada por uma serie de tratamentos xenófobos e ciganofobos aos indivíduos de etnia cigana que lá habitam, mas para não estar a maçar o leitor com um longo texto vou referir-me ao mais recente caso.

De forma a "lidar" com estes 67 indivíduos de etnia cigana, o Presidente do Município resolveu comprar/ceder um terreno situado por detrás do Castelo para ai colocar as 12 familias ciganas que não tinham "pouso legal" no município. Adicionalmente mandou instalar 6 ou 7 torneiras para fornecimento de água potável, e ficou-se por aí. Este sr gosta muito de dizer "no meu município não há ciganos, mas apenas portugueses pobres com os mesmos deveres e direitos que os demais", o que quer dizer com isto? 

Bom para resumir basta dizer que o acampamento encontra-se rodeado de mato onde são bem conhecidas as pragas de ratos e cobras, e recentemente mandou cessar o fornecimento de água ao acampamento. A justificação? Os ciganos não pagavam a água consumida à autarquia.

Alguem precisa urgentemente de explicar a este Sr que o DEVER de pagar a água não é dos ciganos, os quais não tem saneamento básico e não usufruem de um serviço domestico instalado e subscrito à Companhia das Águas! Mas, a água de que os ciganos se serviam era de um fornecimento publico! Cujo pagamento está à responsabilidade da autarquia e não das populações. Estou certo que nas demais torneiras publicas, como fontes e chamariz, nenhum municípede tem de se preocupar em ir à Câmara ou junta de freguesia pagar qualquer tipo de consumo , à parte do consumo que faz em casa e que tem de pagar à Companhia das Águas...
Pois, mas não é só. O sr Presidente tem a ilusão de que aquele terreno é dos ciganos como propriedade privada e por isso são eles que tem de tratar das pragas. Apesar da revolta e indignação dos indivíduos de etnia cigana, que se queixavam a este respeito foi-lhes dadas 6 enxadas! para serem distribuídas aos ciganos e então eles tratarem da limpeza... Faltou dizer a quais ciganos essas enxadas seriam dadas bem como a formação para tratar das pragas? É matar cada bicho à enxadada? Neste acampamento há mulheres grávidas e crianças pequenas...

Pois, mas esta situação chegou aos ouvidos da ERRC (European Rom Rights Center) que escreveu uma carta ao sr Presidente, podem ler o conteúdo dessa carta acedendo aqui: ERRC Appeals to Portuguese Authorities to Restore Water in Romanian Community (versão portuguesa e inglesa).
E em resultado o fornecimento de água foi reposto. Não se sabe até quando continuará esta má vontade por parte das autoridades e população da Vidigueira contra os indivíduos de etnia cigana, mas enquanto houver maldade nos corações desta gente que prefere ver quem está mal, ainda pior, para então assim se vingar da sua situação de vida provocada por outras razões, nada será feito. É urgente mudar a atitude da população não muito amiga deste acampamento e do Sr Presidente que tinha como DEVER o mudar esta situação, mas que ao invés disso apóia a marginalização e discriminação por parte da população de 6000 anti-ciganos( como já li auto-entitularem-se) e ainda faz pior...

Espero que sinceramente o Sr Presidente possa por a mão na consciência e lembrar-se de que os ciganos estão forçosamente sujeitos à pobreza e que mais dia menos dia esse mesmo tipo de pobreza sobrevirá a muitos portugueses não ciganos que se vêem "à rasca" para manter o seu estilo de vida actual, e que fazer então?

Para terminar este post pedi a um individuo de etnia cigana, autor do livro A História do Ciganinho Chico, para comentar dois artigos que encontrei durante a minha pesquisa, com base na sua experiência pessoal e profissional, como mediador. Os artigos são estes:


E a reacção?

«O Sr. presidente da Junta depois da carta da ERRC vem com um discurso de desculpas que não fazem sentido, porque esses ciganos que ele diz carenciados são há longas décadas tratados como cidadãos de quarta categoria, pois têm sido omissos por parte da Câmara e dos seus concidadãos da Vidigueira que os tratam como bichos, basta verem as condições infra humanas onde vivem! Esse Sr. Presidente da Câmara devia ter vergonha no que diz pois parece um senhor da nossa praça política que utiliza estes pregões populistas para convencer que os maus tratos e a omissão aos ciganos seja justa e porque os ciganos só querem direitos e poucos deveres!

Felizmente que existem essas entidades porque há muito que este senhor tinha feito uma vala comum e enterrado vivos os ciganos, sabemos que vontade não lhe falta! Eu sei, que é vergonhoso quando a câmara que preside anda na boca do mundo pelas piores coisas!

Só espero que o ACIDI possa fazer algo depois da carta da ERRC!»
(Bruno Gonçalves)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Reportagem O Policia e o Cigano


Em 1993, contar a verdade em Tribunal custou ao sargento Félix Barbosa um processo disciplinar na GNR. Tinha assistido à revista que colegas seus tinham feito a um cigano e durante a qual lhe colocaram meio quilo de haxixe no bolso de um blusão.

"E lá vai o cigano preso sem ter culpa nenhuma..."

Perdidos e Achados


Toni foi preso por tráfico e em julgamento de nada lhe valeu o testemunho de Félix Barbosa. Do outro lado, estavam 11 elementos da Guarda Nacional Republicana. O cigano acabou condenado a sete anos de prisão e o sargento foi afastado da GNR.

Meses depois, uma investigação da Polícia Judiciária apanha um colega de Félix Barbosa numa rede de tráfico de droga: o mesmo que tinha sido responsável pela prisão de Toni.

O Perdidos e Achados foi à procura dos protagonistas desta história, 16 anos depois. Esta terça-feira recuperamos o caso que foi notícia de abertura em vários telejornais e fez manchete em diários e semanários de todo o país.

Jornalista: António Reis
Repórteres de Imagem: Miguel Carlos Cabral e António Pereira
Edição de Imagem: António Soares
Produção: Diana Matias
Coordenação: Sofia Pinto Coelho
Direcção: Alcides Vieira

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Audição pública "A inclusão social dos ciganos em Portugal e na UE

Na página Portugueses Ciganos e seus Amigos encontra-se este anuncio, que passo a citar:

«Audição pública "A inclusão social dos ciganos em Portugal e na UE", 25 de Fevereiro às 15h no Gabinete do Parlamento Europeu, Largo Jean Monet nº1-6, Lisboa com:

Rosário Farmhouse, Maria do Rosário Carneiro e João Seabra.

DEVIAMOS TODOS IR!
AnaC.»


Creio que é uma óptima oportunidade para se saber mais para então se fazer mais sobre um assunto que se mostra cada vez mais complicado nos nossos dias - A inclusão Social dos ciganos em Portugal. Num País já por só retrógrado em tantos aspectos urge sair-se da cova e apelar à boa fé de todos os portugueses (ciganos e não ciganos) para que se consiga alcançar este objectivo.

Falo de boa fé, porque o excesso de gente de má fé neste projecto é o pior inimigo à inclusão!

Fica dado o recado ;-)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Espanha: I Seminário Internacional "Diversidade Cultural: Cultura e Arte Romani na Europa"

Peritos e agentes culturais de vários países reúnem-se no I Seminário Internacional "Diversidade Cultural: Cultura e Arte Romani na Europa", que se realiza dia 23 de Fevereiro de 2011, em Cáceres, Espanha. O encontro, organizado no âmbito do projecto Romaniart, promete aproximar a população local da cultura cigana e "promover a investigação sobre este tema como uma contribuição importante para a cultura europeia". Do programa farão parte exposições de fotografia, filmes, e outras obras criadas por artistas de etnia cigana.

Podem ver mais informação em romaniart.eu.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

[cigano-tv] Selecção - Musicas que tocam Vol.1

Decidi fazer uma selecção de musicas que considero "tocantes", aquelas que pela letra, ou pelo sentimento expresso nos fazem lembrar de algo. No video abaixo podem ver uma amostra bem como um pequeno comentário enquanto o video corre. Espero sinceramente que apreciem este estilo de musica, com um novo ritmo para variar.

;-)



MUSICAS DISPONIVEIS PARA DOWNLOAD NA PAGINA BIBLIOTECA DE MUSICA

DESCRIÇÃO:

Com este video pretendo indicar as musicas que, pessoalmente, mexem "cá dentro"; aquelas mais bonitas e calmas para variar um pouco o ritmo.

É só uma selecção, a que sinceramente considero das melhores musicas para Falar ao nosso intimo, e que nos faz "sentir aquela coisa" quando ouvimos que não sabemos explicar.

No video apresento uma amostra das musicas , mas aqui em baixo ficam os links para os videos originais:
Para os Amigos:
Musica-Dourado - http://www.youtube.com/watch?v=-euEkq...

Para os valores da casa (cada um tem os seus):
Roslim -ciganos 2011 - http://www.youtube.com/watch?v=grfI54...

Para os amores:
Orlando Cigano - A viver - http://www.youtube.com/watch?v=0fotwt...

Como não podia deixar de ser uma instrumental:
mingos2011 - http://www.youtube.com/watch?v=i96e95...

Deixem a vosaa opinião nos comentários em baixo sobre o que acham.

Também não deixem de visitar o meu canal
http://www.youtube.com/user/GiTelles1

e se não for pedir muito...
Visitem o BLOG
http://cigano-tv.blogspot.com

Obrigado, espero que apreciem

abraço ;-)

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Ciganos no Mundo - A Nova Geração

A etnia cigana é uma realidade no mundo. Existe desde tempos idos e está presente nos dias e nações de hoje. O povo cigano que atravessou milénios de historia, de pressões, de perseguições, de cultura, encontra hoje em dia uma ameaça aos seus valores originais que o caracterizam e que lhe granjearam a sobrevivência através dos tempos. Na verdade talvez a maior ameaça de sempre. Isto porque a pressão para a integração dos individuos ciganos tem sido usada como mote para uma reeducação forçada dos mesmos. Vem exercer pressões para mudar hábitos, valores, tradiçoes em nome da "integração". 

Onde eu vejo a integração? 

Há e é possivel, mas, o que acontece na maioria dos casos? Lavagem cultural!! Isso mesmo. A entrada na escola dos jovens ciganos tem comprovado o receio que durante séculos levou a que os pais ciganos tomassem medidas protecionistas extremas a ponto de impedir os filhos de estudarem, porque a escola serve para que os indivíduos levem outro tipo de vida. Não quero com isto criticar a educação académica entre individuos de etnia cigana. Até porque estaria sendo hipocrita uma vez que, sendo cigano, não recusei tal oportunidade! Na verdade exorto todos a terem uma educação escolar, não importa a origem, etnia, ou idade!

É costume ouvir da boca de ciganos a expressão: "Já não há ciganos" ou "o cigano acabou". Primeiro acabaram com as feiras, depois instituíram-se medidas para que os indivíduos de etnia cigana fossem para a escola e estudassem. Isto não veio exterminar os ciganos, qual campo de concentração, mas veio a mudar a realidade dos ciganos, criando uma nova geração de ciganos no mundo. Ciganos que estudam e trabalham noutras áreas de actividade. Para não falar da conversão à Igreja de Filadélfia!

A Nova geração de ciganos está muito mudada da anterior e segue afastando-se da geração tradicional. Elas estudam além da 4ª classe; eles concluem o secundário e até prosseguem (acompanhado de um numero bem tímido de raparigas ciganas), e adoptam um novo dia a dia. Tal como a internet e as redes sociais vieram alterar a realidade da sociedade em geral, também a realidade dos ciganos alteraram-se com estes desenvolvimentos. O cigano tradicional vai desaparecendo ou convertendo-se aos novos tempos. Casamentos mistos são cada vez mais comuns e isto vem contribuir ainda mais para uma nova geração. 

Mas esta exposição a novos estilos de vida veio trazer quer efeitos positivos, como educação, melhor preparação para a realidade actual, mas também efeitos nefastos. Pois tal como os demais jovens, surgiu um escape por onde os jovens se libertam da observação dos pais e ficam por conta própria. Escondem-se atrás de avatares e nicks nas redes sociais (msn, hi5, facebook) e experimentam uma nova liberdade, sem querer saber dos antigos valores. Na verdade foi a minha desilusão para com a "comunidade cigana virtual" que me levou a escrever este tópico, como forma de alerta e de desabafo. E o pior é que os pais andam completamente alheios a tudo isto! Culpa de um analfabetismo informático da parte deles e confiança nos filhos. É que para a maioria dos pais os filhos usam o computador para estudar ou trabalhar... 

E o que acontece entre a comunidade virtual? Bom, estes jovens expõem-se em, fotos sem a menor consciência da segurança. E ainda se sujeitam a comentários pouco felizes. Conseqüências? Apressam-se a casar porque acham que encontraram o amor, e separam-se passado um tempo incrivelmente curto! Chegam a casar duas ou três vezes! Onde o antigo compromisso de casar para sempre era respeitado e onde nem o próprio casamento era levado tão levianamente... Criticam muitas vezes que antigamente casavam-se os filhos muito cedo, mas isso é coisa do passado! E acontecia quer com ciganos quer com não ciganos. Mas  hoje são os próprios filhos que pressionam para casar! Realmente a realidade está muito mudada. 

O mal desta aderência às redes sociais é que o cigano ainda liga aos valores do passado, e quando uma menina é conhecida na internet e expõe-se sem recato nenhum na net, sujeitando-se ainda mais a comentários pouco felizes que não se dão trabalho de moderar, tal a vaidade, tornam-se mulheres de pouca reputação entre os rapazes que as vêem com maus olhos (e vice versa). Mas não só . Devido a esta experiência muitos casais acabam por atiçar um ciúme excessivo e o que é a pior... a guerra das famas... Sim, também as há. Com isto provocam-se casais, descobre-se o que é o que não é somente com o intuito de terminar com qualquer perspectiva de vida feliz de qualquer casal.ou puro acto de retribuição. E isto é o que me desilude. Na verdade algures na net, há locais onde a comunidade cigana virtual se reúne para falar da vida dos outros saciando a curiosidade de muitos o que populariza estes sites ainda mais. Além de que, visitam-se as contas uns dos outros só para provocar rixas, iniciando uma cadeia de mensagem pessoais que vão para além de opiniões pessoais, uma autentica guerra de Famas!!

E é esta a Nova Geração. Na verdade não sou tão ingénuo a ponto de pensar que isto é exclusividade da comunidade cigana! Sei que não é, e que a sociedade é pioneira neste tipo de baixo nível, mas resolvi escrever este artigo para verem o impacto desta suposta sociedade evoluída e tão "melhor "que a sociedade tradicional cigana assente nos valores do Cigano. E agora pergunto: esta intervenção em nome da integração terá um saldo positivo? Porque moldar a realidade cigana à imagem da sociedade actual não me deixa lá muito seguro de que venha melhorar muito.

Há uma passagemn na biblia que diz: 


"Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão. "(Mat 7:3-5)

A sociedade quer mudar a comunidade cigana, mas, à semelhança deste texto não será caso para dizer: cuida sociedade de ti primeiro, antes de vires tentar moldar outras à tua imagem?

Em conclusão: Não critico as tentativas de integração da comunidade cigana na sociedade, nem tão pouco escrevo contra elas. Sou 100% a favor. Apenas resolvi escrever este texto como forma de contra-pesar as medidas, e fazer ver outro tipo de consequencias mais negativas, não recusando qualquer impacto positivo destas medidas. 

Abraço fiquem bem ;-)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"Ciganinho Chico" divulga história e cultura do povo cigano

Apresentação do Livro "A História do Ciganito Chico" de Bruno Gonçalves 

Porto 
FNAC GAIASHOPPING – dia 20 de Fevereiro, domingo às 17h00

FNAC STA. CATARINA – dia 05 de Março, sábado às 17h00

Para adquirir o livro "A História do Ciganinho Chico" enviem email para centroestudosciganos@gmail.com
[cigano-tv recomenda ;-) ]

------------------------------------------------------------------------------------------------------
"A História do Ciganinho Chico" é um livro infantil, escrito por Bruno Gonçalves, acerca da história e da cultura do povo cigano.

Com ilustrações de Tiago Moleano Gomes, o livro, uma edição própria do Centro de Estudos Ciganos, surge da percepção do autor de que existem lacunas neste domínio, que pretende minimizar com a obra.

"Há cerca de dez anos trabalhei como mediador na EB1 do Ingote onde cerca de 90% dos alunos eram ciganos, através do projecto da Associação Cigana Coimbra 'Ponte Sem Margens'. Reparei que os conteúdos programáticos escolares não faziam alusão à cultura cigana e quando se fazia era de uma forma folclórica e desfasada da realidade das vivências actuais das comunidades", disse o autor à agência Lusa.

De acordo com Bruno Gonçalves, "também era notório o desconhecimento dos meninos ciganos sobre as suas origens e sobre o percurso do povo cigano ao longo destes séculos".

Com prefácio de Mirna Montenegro, o livro pode ser usado como uma ferramenta pedagógica pelos professores na sala de aula e, "principalmente, para promover o conhecimento mútuo entre as várias culturas", explicou Bruno Gonçalves, da direcção nacional da Associação SOS Racismo.

...

Na obra, o pequeno Francisco, de nove anos, da comunidade cigana de Coimbra, é questionado pela professora sobre a história do povo cigano e, sentindo-se embaraçado com a sua ignorância sobre as suas origens, acaba por recorrer ao avô Paulo, que colmata essa lacuna.


Nos agradecimentos, Bruno Gonçalves escreve que este livro para crianças "é um pequeno gesto de um Português Cigano que anseia por mostrar aos quatro ventos que ser cigano é sonhar".


(veja o artigo completo em http://www.jn.pt/ )