quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Quem são os traficantes?


Volta e meia , aqui ou ali, sempre que se fala de traficante de droga fala-se logo no cigano, e quando se fala de ciganos, fala-se logo em traficantes , ladroes e burlões.
Principalmente pela boca dos nacionalistas os ciganos encarnam o pior do ser humano, e em "honra" dessas pessoas resolvi coligir alguns artigos na net; por incrível que pareça esse artigos saltaram logo à vista e dando uma vista de olhos não vi uma única referencia a ciganos! Estes artigos falam da detenção de traficantes de droga por parte da policia, e caso olhem com atenção, veriam que são todos não ciganos. Baseei-me somente no caso português, mas estou certo de que noticias como estas são comuns em todas as imprensas, e as estatísticas concluem o mesmo que eu, que os ciganos nem são referidos na maioria mas os não-ciganos.
Agora, é claro que há ciganos metidos em negócios escusos, não sou tão ingénuo  que não admita isso, porem a grande conclusão a que devemos chegar, é que seja quem for que comete, não importa que crime, primariamente é uma pessoa, com outro nome, ou traço identificativo, mas uma pessoa, que tal como outra qualquer toma decisões e executa acções. Só se poderia culpar alguma cultura, etnia, ou até religião, se  fosse a mesma quem incentivasse a enveredar pelo caminho do crime.
Assim sendo, se uma pessoa rouba ou trafica, na verdade deve-se olhar somente para uma característica dessa pessoa em especial - o nome, ou sua descrição física única, não as características comuns a outros, porque ao generalizar uma particularidade comete-se sempre uma enorme injustiça.
Por exemplo, os que não são ciganos, envolvem-se em tráficos, drogas, roubos, burlas, corrupção, guerras, homicídios, molestam crianças, estupram, enfim, isso não significa que seja prática corrente dos não ciganos, então para quê usar esse tipo de raciocínio com as minorias étnicas?
Um exemplo prático - Salazar e a PIDE, foram portugueses e brancos quem enveredou por uma campanha de discriminação, tortura e maus tratos humanos. No entanto os portugueses não são julgados pelo que um homem e sua organização fez. A raiva que alguém pudesse ter de um homem mau não se estende aos que como ele são da mesma raça. E se falarmos em Hitler o cenário ainda é pior! Alguém odeia os alemães? pelas Grandes Guerra? Normalmente odeiam-se os nazis!
Podiam dizer, ah e tal, mas esse foi um caso só, e são muito menos do que todos os portugueses juntos!
Pois, mas ainda não tomamos em conta alguns factos: as prisões estão a abarrotar, e qual o grupo principal que os representa? Os portugueses, não são os estrangeiros ou ciganos, são os portugueses!
E quanto aos homens da "actualidade"? Bibi, Carlos Cruz, Caso BPN, Armando Vara e seus campangas? Muitos outros há como eles e todos juntos afectaram mais pessoas do que os ciganos que tomaram um caminho já antes seguido, e ainda palmilhado, por não ciganos - afinal não foram os ciganos quem "inventaram" a droga e o negocio do narcotráfico...
Quanto ao numero, os ciganos no mundo são cerca de 15 Milhões de pessoas, exactamente o mesmo numero de portugueses no mundo! Então se não é válido julgar todo um povo ( o português) pelas acções de portugueses criminosos, porque fazê-lo com os ciganos, que no que toca ao crime, estão muito menos representados em numero e importância do que os portugueses?
Usar dois pesos e duas medidas mais não é do que uma clara e ignomíniosa atitude de hipocrisia e discriminação baseados numa falta de maturidade e inteligência.

Links de noticias:

Publico 
DN Portugal 
tvi24 
Diário Digital 
Jornal i 
Noticias 
Destak 



Sem comentários: