segunda-feira, 5 de abril de 2010

Romanipen: Ciganos no Mundo

Outro dia vi num canal de TV um documentário que percorria os vários grupos de ciganos do mundo, seu estilo de vida e um pouco da sua "historia moderna". Mostrava-se também a integração dos ciganos na comunidade, mas também as dificuldades em conseguir isso noutros locais. Um documentário bem feito que foca vários aspectos dos ciganos no mundo. Recomendo a quem quiser que o veja se puder. O nome é Romanipen: Ciganos no mundo.

Para quem não sabe Romanipen é o que nos define como ciganos. É por assim dizer o espírito cigano, o estilo de vida, a cultura enfim, o que faz dos ciganos ciganos. Quem não for cigano, não possui Romanipen e tal costuma ser notado. Por outro lado, se se adoptar um não-cigano logo em criança e este for "educado" segundo a tradição cigana poderá "possuir" romanipen por "afinidade".  Isto é, embora não tenha nascido de ciganos é considerado como tal. Contudo não é a mesma coisa se se tratar de alguém que conheceu uma vida diferente antes, não se converte ao "Ciganismo (gipsyhood)"  nem se assina um papel que nos apresenta como cigano, é algo que está em nós. Viver como um cigano não é a mesma coisa que ser-se cigano, embora possa partilhar algum Romanipen com os ciganos isso não faz da pessoa alguém desta etnia. Um tema algo complicado de explicar, mas por agora pode-se ficar por aqui.

Trata-se de um documentário apresentado pelo canal odisseia, aceda à ficha do programa aqui. A programação pode ser consultada aqui . Podem ver um trecho do documentário aqui.

Aos que assistirem não deixem de dar a vossa opinião, podem comentar neste post ou enviar um mail para ciganotv@gmail.com . Se tiverem alguma recomendação do tipo não deixem de a fazer neste espaço. ;-)



Sem comentários: