quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Comentario ao Documentario: Ciganos uma verdade em Segredo

Este post vem na seqüencia do anterior: Ciganos uma veradde em segredo. Neste pequeno documentário, realizado para um curso de jornalismo, refere-se aos ciganos no Brasil. Pessoalmente gostei de ver e achei interessante. Contudo pontos há que devem ser considerados para uma melhor compreensão da mensagem que passa.

Os ciganos do Brasil de que fala o texto são ciganos pertencentes ao grupo Sinti , fora o gitano espanhol que tem uma aparição no filme que é o único representante dos Kalons. 

Cigano é Livre - Verdade, não nos prendemos a nada. Talvez seja a característica que mais incomoda aos não-ciganos. Pensam que somos desnaturados por natureza a tudo e mais alguma coisa. Mas não é verdade. Somos apegados à familia, aos valores e principios. Defendemos sempre o nosso e o próximo. Partilhamos uma comunidade e conjunto de regras que nos aproximam e tornam todos os ciganos como pertencentes a uma mesma familia, não de sangue, ou de carne, mas de espírito. Pois todos partilhamos o mesmo. Foi criado um termo para denominar esse conceito - Romanipen, ou "Ciganidade", que tem a ver com o modo de vida, de ser e de estar do cigano. Já havia mencionado esse termo aquando a referencia a um outro documentário com o mesmo nome Romanipen. Não quer isto dizer que sejamos todos amiguinhos e andemos sempre de mão dada, mas é análogo `a união entre cidadãos que possuem civismo.

Cigano gosta de brincar com a mentira - Cigano odeia mentira. Há que saber encarar o termo certo. A "mentira" com que o cigano gosta de brincar refere-se à capacidade de transmitir informações selecionadas e deixar a interpretação ao ouvinte. É como o Merketing e os slogan. Quando alguem lê Internet a 100Mb, pensa logo que estes são garantidos, mas ninguém lhes garantiu isso. É o mesmo jogo de palavras e idéias.

Cigano é cidadão do mundo - Sócrates disse algo do gênero, mas os ciganos sempre viveram isso.

Deficientes - Os ciganos não desaparecem com deficientes!! Não desaparecemos com as nossas crianças. Elas são raras de aparecer, mas tem o mesmo direito de vida que outro qualquer. Até o aborto é matar uma criança, não importa o estagio, o facto de estar mais desenvolvido apenas agrava a acto, mas se não tiver muito desenvolvido, não atenua o crime. Ciganos respeitam muito a vida, principalmente de uma criança.E não são tratadas à parte. Tem tratamento especializado como a situação obriga, mas não são menos que os outros, não importa a deficiência.

Promessas de Casamento - Cada caso é um caso. Há familias que casam os filhos cedo e casos em que tal não acontece. Tudo depende da familia e não da tradição. A tradição não obriga ninguém a se casar, nem impõe a idade!! As familias é que tratam disso. Pessoalmente não conheço ninguém que tenha casado cedo e/ou obrigado. Até porque a Lei cigana protege a liberdade.

Tribunal Cigano - No Brasil chegam a formar um tribunal, mas cá em Portugal as familias limitam-se a resolver as suas desavenças por intermédio de Ciganos que saibam as Leis ciganas e as apliquem. São pessoas já experientes e muito respeitadas.

Casamento e Virgindade - Tal como entre não ciganos, a "pureza" das donzelas sempre foi muito valorizada, hoje já não, mas lá que os outros tenham desvalorizado tal "condição" não significa que os ciganos são monstros por manterem a "pureza" como algo significativo. No documentário refere-se que é uma honra para o pai da menina e é verdade. Mas isto não quer dizer que a mulher que já não é virgem não possa mais casar!

Sem comentários: