quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"Ciganinho Chico" divulga história e cultura do povo cigano

Apresentação do Livro "A História do Ciganito Chico" de Bruno Gonçalves 

Porto 
FNAC GAIASHOPPING – dia 20 de Fevereiro, domingo às 17h00

FNAC STA. CATARINA – dia 05 de Março, sábado às 17h00

Para adquirir o livro "A História do Ciganinho Chico" enviem email para centroestudosciganos@gmail.com
[cigano-tv recomenda ;-) ]

------------------------------------------------------------------------------------------------------
"A História do Ciganinho Chico" é um livro infantil, escrito por Bruno Gonçalves, acerca da história e da cultura do povo cigano.

Com ilustrações de Tiago Moleano Gomes, o livro, uma edição própria do Centro de Estudos Ciganos, surge da percepção do autor de que existem lacunas neste domínio, que pretende minimizar com a obra.

"Há cerca de dez anos trabalhei como mediador na EB1 do Ingote onde cerca de 90% dos alunos eram ciganos, através do projecto da Associação Cigana Coimbra 'Ponte Sem Margens'. Reparei que os conteúdos programáticos escolares não faziam alusão à cultura cigana e quando se fazia era de uma forma folclórica e desfasada da realidade das vivências actuais das comunidades", disse o autor à agência Lusa.

De acordo com Bruno Gonçalves, "também era notório o desconhecimento dos meninos ciganos sobre as suas origens e sobre o percurso do povo cigano ao longo destes séculos".

Com prefácio de Mirna Montenegro, o livro pode ser usado como uma ferramenta pedagógica pelos professores na sala de aula e, "principalmente, para promover o conhecimento mútuo entre as várias culturas", explicou Bruno Gonçalves, da direcção nacional da Associação SOS Racismo.

...

Na obra, o pequeno Francisco, de nove anos, da comunidade cigana de Coimbra, é questionado pela professora sobre a história do povo cigano e, sentindo-se embaraçado com a sua ignorância sobre as suas origens, acaba por recorrer ao avô Paulo, que colmata essa lacuna.


Nos agradecimentos, Bruno Gonçalves escreve que este livro para crianças "é um pequeno gesto de um Português Cigano que anseia por mostrar aos quatro ventos que ser cigano é sonhar".


(veja o artigo completo em http://www.jn.pt/ )

4 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Gostamos muito da matéria e já mandamos um e-mail para saber mais e como adquirir.

obrigada, devagar acredito que conseguiremos mudar as curvas dessa relação etnia rhom e resto do mundo. Tem muita coisa boa sendo feito. ficamos felizes com isso. Esse trabalho do livro em questão é uma das coisas mais importantes que tem. Respeito as diferenças de cultura e não imposição de culturas ocidentais viciadas em informações que na maioria das vezes são preconceituosas e formadoras de esteriótipos.

Parabéns pela força.

Cozinha dos Vurdóns

Gitelles disse...

Concordo plenamente, respeito pela diferença promove o enriquecimento cultural e individual.

Obrigado pelo comentário ;-)

www.amsk.org.br disse...

Olá Gitelles,

Tentamos entrar em contato pelo e-mail sugerido e não conseguimos. Pode nos ajudar?

um abraço,

Cozinha dos Vurdóns

Gitelles disse...

Ola,

podem tentar tb pelo email brunocig@hotmail.com

se a dificuldade persistir posso tentar falar com eles e dar o vosso mail para contacto.

Espero que consigam,

cumprimentos ;-)